Teoria dos Ídolos de Francis Bacon (Método para uma ciência verdadeira)

08/04/2016 16:17

Para Bacon, o intelecto humano, ferramenta de perscrutação da natureza, se encontrava, na época do filósofo,  ocupado com noções falsas, que impediam seu uso e poder de forma a desvendar e transformar a natureza para o proveito da humanidade. (hoje com o problema da alienação e da ideologia, a questão está mais complicada ainda, uma vez que com a revolução tecnológica, surgiram novas formas de manterem as consciências num sono hipnótico profundo, como já foi denunciado pelos filósofos da Escola de Frankfurt). Ídolos da Caverna

Essas noções, ou ídolos deletérios (que destroem, corrompem) no entendimento, tornavam o intelecto inflexível, não analítico, atrofiado. Ele enumerou quatro óbices (aquilo que impede, ou seja, um impedimento, obstáculo) que chamara de ídolos: Ídolos da TriboÍdolos da Caverna;Ídolos de Mercado ou Foro e Ídolos do Teatro. Vejamos:

Ídolos da Tribo: encontram-se na própria natureza humana e pertencem a espécie humana. Para Bacon os sentidos e os intelectos humanos são comparados a um espelho que distorce e corrompe aquilo que reflete, o universo. Por isso essas faculdades, por si sós, não são suficientes para interpretar a natureza, de forma a se aproximar de sua real essência (nossos sentidos e opiniões nos enganam com miragens e devaneios);

Ídolos da Caverna: somando-se a limitação da própria natureza humana há mais outra insuficiência – uma distorção no entendimento semelhante a uma caverna  - corrompedora da  luz que vem da natureza, luz essa que traria a informação reveladora da verdade e realidade.  Essacaverna é a variação da predisposição dos indivíduos, acrescida de uma natureza singular influenciável por opiniões externas e informações de diversos meios (mídias). Tudo isso empanando (cobrindo, ofuscando para que a consciência não perceba e entenda) o descortino (retirar os véus que impedem a visão) do verdadeiro conhecimento (o excesso de informação não fundamentada somada a idiossincrasia acarretam erros);

Ídolos do Foro: o filósofo entende que as relações sociais, com seu jogo de palavras que dissimulam o embate das forças sociais declaradas e subliminares, também corrompem o entendimento e clareza da ciência e do saber em todos os campos do conhecimento; (A linguagem, por sua condição simbólica, e também manipulada por dominação de classe, não define os objetos a que pretende pertencer. Há um distanciamento da ciência objetiva);

Ídolos do Teatro: esses ídolos, os falsos conceitos, são as ideologias; sejam quais forem as doutrinas, elas, por pretenderem representar o mundo em um sistema,  atuariam como que um drama fictício, tornando o mundo, por esses sistemas, um teatro de ilusão. Essas ideologias são produzidas por engendramentos filosóficos, teológicos, políticos e científicos, todos, reforçando, ilusórios. (Assim como uma cena de teatro pretende reproduzir fatos em drama, as demonstrações filosóficas estéreis arremedam e iludem com falsas verdades pretensas verdades. Bacon adverte no aforismo LXII, parte final, contra a sofística, a empírica e a supersticiosa formas de  usar teorias alienantes).

Para esses males Francis Bacon propunha uma ciência verdadeira, baseada na experimentação e investigação,  que pelo  método da indução (nesse método, parte-se do fenômeno particular para o universal, propiciando axiomas (algo tão evidente e óbvio que não precisa ser demonstrado) mais sólidos, reproduzíveis e comprovados:

Método indutivo de Bacon consiste em: a coleta das informaçõesorganização racional dos dados recolhidos empiricamente; a formulação de explicações gerais (hipóteses) destinada à compreensão do fenômeno estudado; comprovação da hipótese formulada mediante experimentações repetidas, em novas circunstâncias.

Professor de Filosofia José Guilherme Cruz



 

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