Homem Submisso

23/03/2013 19:44

 

cuidardoser |
 
 
 
 

O que explica o homem submisso?
Substituir a mãe autoritária por uma mulher dominadora é mais comum do que se imagina

Alguns homens parecem ter uma inclinação natural para serem dirigidos por mulheres que assumem o controle das suas vidas com mãos de ferro. Aparentemente, encaixam-se nesse modelo e não questionam a tirania imposta, como se fosse um destino sem escolha. O que poderá explicar este tipo de relação?

Segundo especialistas em comportamento, alguns homens acabam por, mesmo que seja de uma forma inconsciente, escolher uma substituta da Mãe, com as vantagens de acumular a condições de sua mulher, como se assim pudesse desempenhar o papel social que lhe cabe como marido, sem desfazer a relação de domínio à qual estava ligado desde os tempos da mãe.

Ao contrário do que se possa imaginar, é grande o número de homens que depende emocionalmente das suas mulheres, depositando nelas a gestão integral das suas vidas e dos seus próprios desejos, mesmo que seja de forma subtil e pouco óbvia.

Fomos educados segundo determinados padrões incutidos na sociedade. E a verdade é que homens e mulheres têm um papel a desempenhar. Para serem aceites como homens, os rapazes fazem um esforço para corresponder ao que deles se espera numa sociedade patriarcal — força, sucesso, poder, virilidade, conquista. É-lhes passada a mensagem subliminar que não podem falhar nem ter medo. Mas, a verdade é que isto não corresponde à realidade. Onde se esconde, então, toda a fragilidade e dependência que observamos, na intimidade, em muitos homens?

Não restam dúvidas que, para muitos homens, corresponder ao ideal masculino gera angústias e tensões, sendo necessário usar uma máscara de omnipotência e independência absoluta.

Mas porque tudo isso?

Os equívocos estão criados quando em pequenos os rapazes têm com a mãe uma forte e intensa ligação, e a rompem a determinada altura, por vezes precocemente, para que se desenvolvam como homens, como se permanecer junto da mãe fosse apenas permitido às meninas e sinal de fragilidade para os rapazes.

Nestes casos, o desejo de ser cuidado, acalentado e dependente é recalcado. Mais tarde, na vida adulta, os homens escondem a necessidade que têm das mulheres, mostrando-se auto suficientes e, em casos mais extremos, desprezando-as, e tentando convencer-se de que elas é que precisam deles, da sua proteção. Ao negarem os seus impulsos de dependência, sentem-se mais fortes e poderosos.

Contudo, quando um homem se sente atraído por uma mulher, pode ser invadido por dois sentimentos contraditórios: o desejo de intimidade e de relacção profunda, e o pânico de sentir o seu próprio desamparo, a par com o desejo de ser cuidado por uma mulher.

Talvez isso explique porque que razão determinados homens que parecem livres, acabem por casar e se tornar submissos, dependentes e dominados por uma mulher.

Se eu fosse você…”

Ao contrário do que parece, é grande o número de homens que dependem emocionalmente de suas mulheres, entregando a elas a administração integral da vida e dos próprios desejos. A expressão máxima da submissão do homem à mulher pode ser ilustrada na nessa cena:
Um casal, casado há 32 anos, conversava animadamente em grupos separados. Ele, um bem sucedido advogado, elegante e discreto, contava histórias de sua recente viagem. Quando foi servido o jantar, todos foram à mesa. E a cada momento, antes de pôr a comida no prato, ele se virava para a esposa e perguntava baixinho: “Julieta, eu gosto?” É claro que a dependência masculina não se mostra necessariamente tão óbvia, se apresentando, na maioria das vezes, de forma bem mais sutil.

Homens e mulheres têm um papel a desempenhar. Os meninos, para serem aceitos como machos, têm que corresponder ao que deles se espera numa sociedade patriarcal — força, sucesso, poder. Não podem falhar nem sentir medo. Um bom exemplo inesquecível do estereótipo do supermacho, durante tanto tempo prestigiado, foi ilustrado, há alguns anos, na propaganda dos cigarros Marlboro.

O personagem representa o homem duro, solitário porque não precisa de ninguém, impassível, viril a toda prova. Afeto, emoção? Nem de longe se percebe. Onde se esconde, então, toda a fragilidade e dependência que observamos, na intimidade, em muitos homens? Sem dúvida, perseguir o ideal masculino gera angústias e tensões, sendo necessário então usar uma máscara de onipotência e independência absoluta. Por isso, parece adequada a afirmação de que “quando cai a máscara descobre-se um bebê que treme”. Mas por que tudo isso?

Quando pequeno, o menino tem com a mãe um vínculo intenso, que deve ser rompido precocemente para que ele se desenvolva como homem. Permanecer muito perto da mãe só é permitido às meninas. Para os meninos isso significa ser filhinho da mamãe. Os amigos e os próprios pais não perdem uma oportunidade de piada a qualquer manifestação de sujeição à mãe. O desejo de ser cuidado, acalentado é recalcado. Na vida adulta os homens escondem a necessidade que têm das mulheres mostrando-se auto-suficientes e desprezando-as. Tentam se convencer de que elas é que precisam deles, da sua proteção. Negando, assim, seus próprios impulsos de dependência, se sentem mais fortes e poderosos.

Contudo, quando o homem se sente atraído por uma mulher, dois sentimentos contraditórios o assaltam. Por um lado, o desejo de intimidade, de aprofundar a relação. Por outro, o temor de se ver diante do seu próprio desamparo e do desejo de ser cuidado por uma mulher. Talvez isso explique por que tantos homens que resistem ao casamento, optando por uma vida livre, em um determinado momento se casam e se tornam submissos, dependentes e dominados pela mulher.

Mulheres mandonas 
Sabe aquele ditado “se correr o bicho pega e se ficar o bicho come”? É mais ou menos isso que alguns homens passam em suas vidas de “pau mandado”. Mulher mandona não é lenda não, muito pelo contrário, elas existem, e de monte! 
Os fatores que levam um homem a ceder às ordens da mulher dentro de um relacionamento são vários: “Um homem que cresceu com uma mãe mandona e autoritária tem a tendência de levar esse modelo para os seus relacionamentos afetivos. Outro fator é a insegurança, ou mesmo o comodismo por parte dele em ceder à parceira as responsabilidades que não deseja assumir. Desse modo, a mulher tende a assumir esse espaço”.
Se a mulher percebe o homem como submisso, e o homem percebe a mulher como mandona, e esse modelo não gera sofrimento ou conflito, o relacionamento segue como qualquer outro. É o casal, a partir da sua singularidade, vai moldando a forma de vivência da relação.

Perfil da Mulher Mandona.

Ela toma suas decisões

Mulheres Controladoras tem a mania de saber o que é melhor para qualquer um . Ela irar escolher o tipo de livro que deve ler ,a roupa que vai usar, o filme que vai assistir e ainda escolher o sabor de sua pizza.
Algumas ainda vão mais além, fazendo entrar na dieta que está fazendo. Vai sugerir, ou melhor, exigir, o que você deva ou não comer e beber .

Ela escolhe suas amizades

Seus amigos são visto como competidores e poderosos influenciadores de comportamento. Como resultado, ela pedirá para você "cortar" certos amigos, pois ele são "má influência".

Ela planeja sua vida

Ela quer que você largue seus hobbies para participar de atividades que ela gosta .Te diz quando você pode sair ou quando pode chamar os amigos para assistir o futebol. Ele te faz dirigir para o shopping e esperar horas para escolher um sapato, mas não tem a mínima paciência em esperar você.

Ela Administra a Casa

Na sua sala tem várias velas perfumadas que você nem consegue contar? No seu quarto tem vários travesseiro, mas você usa apenas um para dormir. Seu postêr da Playboy deu lugar a uma flor no jarro? 

Ela sempre tem que estar Certa

Tudo é culpa do homem. Muitos homens desistiram de provar que as mulheres erram e deixaram elas terem suas vitórias. Se cada vez que você falar, ela gritar: "Como você pode dizer algo assim?" ou "Isso é tão insensível!" ela pode estar manipulando atraves da culpa .

Ela controla o orçamento e todas as contas

Começa devagar. Primeiro ela insiste que você deva pagar as contas, sempre, mesmo se ela ganha mais dinheiro que você. Depois ela dirá que vocês está gastando muito com certos departamentos: cervejada e churrascada com os parceiros. 

Em seguida ela te convence que 50% do seu salário deve ser "investido" no guarda-roupa dela. Quando perceber, ela estará em controle de todos os seus cartões de crédito.

Ela planeja sua Carreira

Você está finalmente sendo reconhecido no escritório e começa e trabalhar algumas horas extras. No mesmo tempo ela começa a ficar um pouquinho ranzinza e começa a dizer: "Você não me ama mais, não que mais passar nenhum minuto comigo". Ai você faz o que ela pediu e passa mais tempo em casa do que no trabalho, então ela começa a dizer: Vai procurar um serviço de tempo integral. Preciso de momentos para mim, você está me sufocando". Dorme com um barulho desse.

Ela te Liga Toda Hora

Te liga 15 vezes por dia, e não são apenas ligações desocupadas. Ela quer saber o que você está fazendo, com que está, a onde está a cada ligação.

Ela é a dona do controle Remoto.

O que assistir na televisão pode ser o último poder do homem nesse mundo. O controle remoto é tudo o que sobrou. E se ela obter o controle e trocar o canal para novelas da globo ,record ,sbt , mais você ou programas de fofoca, isso simplesmente pode acabar com a vida do homem.

 

kumaris GIFs - Primo GIF - Latest Animated GIFs
 
 
 
Resultado de imagem para brahma kumaris
 
 
 
 

Desejo com os nossos trabalhos suscitar os valores essencias e positivos  do ser humano. Favorecendo  a renovação integral do ser, dentro de uma visão sistêmica.

Atuo como elemento catalisador, para ajudar no despertar do Grande Herói que existe em cada  indivíduo.

 

 

 
                                               
Volte Sempre!
 

 

Contato

Espaço Cuidar do Ser cuidardoser@live.com